sábado, 15 de setembro de 2012

O Vingador do Futuro: Original Vs. Remake (Parte 1)

O Remake

Bem, eu fui ao cinema assistir ao Vingador do Futuro, que achei um filme muito bom. A premissa é ótima!
A história é assim: O planeta está inabitável devido a guerras biológicas e armas químicas (e poemas (8)). Sobraram apenas dois lugares, a Federação da Bretanha, ou algo assim, e a Colônia, que são basicamente a Grã-Bretanha e a Austrália.Todo dia as pessoas da Colônia atravessam o planeta por um "túnel", para chegar à Federação, onde trabalham.

O protagonista é da Colônia (claro), e sente-se injustiçado por ter uma vida ruim e difícil, trabalho mal remunerado e todas essas coisas que os brasileiros enfrentam (mesmo ele não sendo brasileiro).
A Colônia vem fazendo vários atentados terroristas contra a Federação, pois estarem sendo reprimidos por eles.Embora esteja num relacionamento há alguns anos, que ainda está indo firme e forte, ele sente que sua vida está uma m*rda. Então ele decide ir a um lugar chamado Total Rekall, que promete implantar memórias falsas na sua cabeça, e só tem uma regra: As memórias não podem ter nada a ver com a sua vida real, pois isso pode te confundir.
Quando Quaid vai ao Total Rekall, ele pede para "ser" um espião da Colônia, mas quando as memórias vão ser implantadas, vários soldados da Federação entram e matam os funcionários, porém são mortos por Quaid, que se surpreende com as suas habilidades, porque ele não sabia lutar ou atirar.


E então começa o 'filme de verdade'. O filme é muito bom, tem várias cenas de ação, e os efeitos são realmente muito bons, mas o interessante é a história.
O filme tem dois mistérios:
1 - O que está acontecendo é sonho ou realidade?
Embora aparentemente Quaid pareça ser um espião, tem a possibilidade de ser tudo um sonho. E esse problema é abordado em alguns momentos do filme. Tem uma cena em que Quaid está num hotel, e o seu "amigo" entra, e diz que é tudo um sonho, que ele está preso no Total Rekall, e que para se libertar deve matar uma espiã da Colônia, que diz ser sua amiga. O personagem enfrenta uma grande confronto mental neste momento, e a cena é muito boa.
2 - Quem ele realmente é?
O protagonista não sabe se ele é o trabalhador da colônia, casado à alguns anos, ou se é um espião da Colônia. E isso vai se desenvolvendo durante o filme. Há algumas reviravoltas durante o filme, mas o personagem sempre segue o "caminho do bem". Pois ele segue a filosofia de que o nosso passado não importa, o que nos define são os nossos sentimentos e que devemos seguir o nosso coração.

O único problema do filme é um final. Eu adoro esses filmes que explodem a cabeça, onde você não sabe o que é verdade e o que não é, como Clube da Luta, Shutter Island, Ilha do Medo e Matrix, mas esse filmes levam essa dúvida ao máximo, e culminam no final (talvez matrix não, mas... ah, deixa pra lá), mas não é assim, o clímax do filme é uma mega cena com explosões e tal, e depois, quando você espera que a parte psicológica, da verdade/sonho e espião/trabalhador seja resolvida, ela não é, pois a resposta já estava ali...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na Parte 2, eu falo sobre o filme original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares